LENDA DA IARA
A Iara é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de uma sereia conhecida por seduzir homens com sua beleza e promessas de riqueza.
A Iara é uma lenda muito popular presente no folclore brasileiro. Ela é uma sereia — parte mulher, parte peixe — conhecida por seduzir os homens com sua beleza, bela voz e promessas de riquezas. Essa lenda surgiu na Europa e foi trazida para o Brasil durante a colonização, sendo adaptada à cultura indígena.
Iara é uma lenda do folclore brasileiro, sendo também muito conhecida como Mãe d’Água. A lenda, muito conhecida na Região Norte do Brasil, fala de uma sereia que possui parte do corpo em forma de mulher e a outra parte do corpo em forma de peixe. A Iara tem sua casa no fundo do rio, possuindo grande beleza e riqueza.
Na lenda, Iara usava desses atributos para atrair homens que passavam perto de seus domínios. Além da riqueza e da beleza, ela também usava da sua bela voz para atraí-los. Os que fossem seduzidos eram levados para a residência dela, localizada nas profundezas das águas, e não eram mais vistos.
Na lenda indígena, conta-se que a Iara era a filha de um pajé e era bastante famosa por ser uma exímia guerreira. As qualidades de Iara despertavam a inveja alheia, fazendo com que ela fosse vítima de seus irmãos, que se uniram para matá-la. Durante a emboscada, Iara resistiu e, na luta, matou todos os seus irmãos.
Em seguida, ela fugiu, temendo que seu pai reagisse mal ao que tinha acontecido. O pai dela a encontrou e decidiu castigá-la, lançando-a no local de encontro dos rios Negro e Solimões. Ela, então, foi salva pelos peixes, assumindo a sua forma como é conhecida, parte peixe, parte mulher. No idioma tupi, o termo “Iara” significa “senhora das águas”.